segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RBS#4 | Sáb 08.08.09 | 14h | Pça Savassi


Clique na imagem para ampliar.


Clique na imagem para ampliar.

O RoodBoss Soundsystem é um sistema de áudio instalado eventualmente no espaço público de BH. Inspirado nos antigos sound systems jamaicanos, leva para as ruas um pouco da rica cultura musical dessa famosa ilha caribenha. Trata-se de um evento de rua gratuito onde todos são bem vindos. A música em alta potência aproxima uma enorme quantidade e diversidade de pessoas que acabam contaminadas pelo balanço num clima de pura diversão e harmonia.

A quarta edição do RBS é especial. Enquanto o povo jamaicano celebra a independência de seu país no dia 6 de Agosto, comemoraremos aqui o Jamaican Day no Sábado, dia 8. A proposta é tentar percorrer as vertentes da música da Jamaica com base na cronologia de seu desenvolvimento. Mento/Calypso às 14h, Ska/Jamaican Jazz às 15h, Rocksteady/Early Reggae às 16h, Roots Reggae/Dub às 17h, Dancehall/Ragga às 18h e à partir das 19h uma miscelânea que inclui estilos influentes e influenciados. Dessa vez, a Praça Diogo de Vasconcelos é o local que dá sequência na itinerância. Conhecida como Praça da Savassi, é o centro dessa importante região comercial que reúne uma vasta gama de frequentadores, desde famílias a juventude boêmia.

O evento de estréia aconteceu nas proximidades da Praça da Estação, região central da cidade. O som surpreendeu os transeuntes e a espectativa das pessoas que ali estavam! A segunda edição foi na Praça Duque de Caxias no Santa Tereza, antigo e boêmio bairro de BH. Tranquila, bem arborizada e rodeada por bares e restaurantes a praça foi ponto de encontro para dez horas seguidas de muita animação. Na Praça da Assembléia aconteceu o terceiro RBS. O agradável espaço de convivência da praça reuniu grande quantidade de pessoas de todo tipo.

Estamos falando de uma produção musical e cultural que influenciou intensamente outras partes do mundo. E não entenda cultura jamaicana apenas por Bob Marley, roots reggae e rastafari. Os jamaicanos recebiam sinais de rádios americanas que transmitiam rítmos como R&B, soul, funky e jazz. Aos poucos foram experimentando fusões de elementos presentes ali com a música local (mento e calypso) criando assim o ska, responsável pela internacionalização da música da Jamaica. À partir daí a coisa foi naturalmente se transformando e gerando outras variações como o Rocksteady e o Reggae, passando pelo Dub, Dancehall e Ragga. As vertentes se coexistiam e eram discotecadas frequentemente nas discotecas ambulantes denominadas sound systems, que se tornaram populares na ilha desde a chegada dos hits americanos. Os sound systems iniciaram toda essa cultura de DJs, MCs e remixes que conhecemos hoje.

Acompanhe o blog beagaska.wordpress.com para mais informações sobre música e cultura jamaicana. E até dia 8!

Nenhum comentário:

Postar um comentário